Malware segurança internet - NetAmbiente

No dia 25/02/2016 aproximadamente 22:45hs os servidores da NetAmbiente sofreram um ataque de Malware, que não comprometeu a integridade dos arquivos, mas se proliferou por diversos domínios hospedados.

Malware identificado é de um tipo de ameaça que apenas força os visitantes do site atacado a visitar outros sites não relacionados com a vítima. A finalidade de tais ataques é atrair mais visitantes e aumentar a quantidade de pageviews nos relatórios de visita dos sites parasitas.

Já fizemos uma verificação inicial na maioria dos sites e estamos limpando a sujeira, porém o ataque  nos tornou listados em lista negra do Google e enquanto o Google não fazer uma nova verificação destes sites que hospedamos não sairemos dessa lista.

Como limpar meu site que foi infectado com Malware?

Como limpar o MalwareSe você tem um site em HTML puro você precisará acessar sua pasta via  FTP e recuperar de um backup ou então verificar individualmente cada página e remover manualmente cada ameaça.

Se você usa o WordPress recomendamos que acesse o seu site pelo Internet Explorer – este navegador é menos seguro e não identifica estas ameaças – e  verifique a integridade do seu website instalando os seguintes plugins:

O que fazer agora para evitar problemas futuros?

A primeira ação preventiva é manter sempre uma cópia de segurança (backup) de todos os seus arquivos e banco de dados para recuperação.

  • BackUpWordPress – para manter uma cópia de segurança regular de seus arquivos e banco de dados

Também é muito importante manter todos os recursos do seu site atualizados para minimizar as falhas de segurança.

  • Easy Updates Manager – para manter o WordPress, seus temas e plugins atualizados automaticamente

Por último, colocar recursos de firewall para evitar ataques de força bruta e outras ameaças

  • WordFence – para minimizar ataques ao seu website

Estes 3 plugins irão garantir que seu site esteja mais protegido. Instale, ative e configure cada um deles de acordo com seu perfil para evitarmos futuros contratempos. Se precisar de ajuda, entre em contato para agendarmos um atendimento personalizado.

Porque isso aconteceu? Estou correndo algum perigo?

Hacker Infecta com Malware e VírusDiariamente os bandidos da internet estão caçando vulnerabilidades e os programas de anti-virus sempre estão um passo atrás, pois descobrem as novas ameaças somente depois que elas foram identificadas. Constantemente atualizamos nossas bases de segurança e verificamos que nossos servidores estejam seguros e protegidos. No entanto, não temos como prever tais situações.

A melhor forma de se proteger em qualquer situação de ataque é manter tudo atualizado e trocar TODAS as senhas para evitar que uma nova tentativa use suas credenciais para obter acesso e infectar novamente sua estrutura online. Troque as senhas de FTP e administradores do WordPress para garantir uma maior segurança do seu Website.

Não podemos nos responsabilizar por cada episódio, mas estamos sempre trabalhando ativamente para minimizar o impacto em nossos clientes, e quando ocorre um ataque mais agressivo entramos em regime de plantão para solucionar e auxiliar a todos os que foram afetados. Por isso conte conosco.

Quer saber mais sobre Segurança Online?

Assista o vídeo abaixo para entender um pouco melhor sobre as vulnerabilidades da internet. Se necessário ative as legendas do Player ou assista diretamente no YouTube.

Aprenda mais nestes artigos sobre Segurança do WordPress e Internet.

Qualquer duvida ou demais esclarecimentos estamos ao seu dispor, entre em contato e agendaremos um atendimento.